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LINHA DO TEMPO DE ESTILOS MUSICAIS E HISTÓRIA DE GUITARRAS





No início

De acordo com Farabi, o oud foi inventado pelo sexto neto de Adão, Lamech. Diz a lenda que o enlutado Lameque pendurou o corpo de seu filho morto em uma árvore. À medida que os ossos do esqueleto branqueavam ao sol e ao ar seco, eles inspiraram a forma do primeiro oud. A música do oud foi considerada adequada para o louvor de Alá.

3000 AC

O registro pictórico mais antigo de um instrumento de cordas semelhante a um alaúde data do período Uruk, no sul da Mesopotâmia-Iraque (atual cidade de Nasria), em um selo cilíndrico adquirido pelo Dr. Dominique Collon e atualmente abrigado no Museu Britânico. A imagem mostra uma mulher agachada com seus instrumentos em um barco, tocando com a mão direita. Esses instrumentos aparecem ao longo da história da Mesopotâmia e do antigo Egito, da 18ª dinastia em diante. Eles aparecem em variedades de pescoço longo e curto. Existem exemplos nos Museus Metropolitanos de Nova York, Filadélfia, Cleveland e no Museu Britânico em tabuletas de argila e papel de papiro. Os parentes próximos a esses instrumentos fazem parte da música de cada uma das civilizações antigas que existiram nas regiões do Mediterrâneo e do Oriente Médio, incluindo os sumérios, acadianos, persas, babilônios, assírios, armênios, gregos, egípcios e Romanos.

1011 AC

O futuro Rei Salomão nasceu. Em aproximadamente 985 AEC, Solomon escreveu a letra do hit número 1 de 1965 DC “Turn! Virar! Virar!" conforme coberto pelo Byrds. As palavras foram registradas em Eclesiastes 3: 1. A música foi posteriormente fornecida por Pete Seeger em 1959 DC. Isso torna o Rei Salomão o primeiro autor conhecido (com crédito de escritor) de um sucesso da Billboard 100.

7 AC

No final de março e início de abril, a conjunção de Júpiter e Saturno produziu uma luz excepcionalmente brilhante no céu. Este evento celestial é considerado a estrela que levou os três reis magos à cidade de Belém. Isso também concorda com a época apropriada do ano para um censo, convocado por Augusto César (31 aC - 14 dC), exigindo que todos retornem ao seu local de nascimento para serem contados. A primavera é a época apropriada para viajar. Como isso ocorreu durante o reinado local de Herodes (que morreu em 12 ou 13 de março de 4 AEC), é a data provável de nascimento de Jesus Cristo.

325

O Cristianismo se torna a religião oficial do Império Romano. Como o Imperador Constantino havia se convertido ao Cristianismo, ele sentiu que era apropriado que o resto do Império fizesse o mesmo. Essa mudança foi um terreno fértil para a criação de muitas canções novas.

500 - 1400 DC (CE) - Período Medieval

Na Idade Média, já se usavam violões de 3, 4 e 5 cordas. A Guitarra Latina tinha lados curvos e acredita-se que tenha vindo de outro lugar da Europa para a Espanha. A Guitarra Morisca, trazida para a Espanha pelos mouros, tinha uma caixa de ressonância oval e muitos orifícios de som em sua caixa de ressonância.

590 - 604

O Canto Gregoriano foi desenvolvido, também conhecido como Canto Simples ou Canção Plains. Foi nomeado em homenagem ao Papa São Gregório o Grande e usado formalmente em todos os serviços religiosos. Por meio da influência da Igreja, a nova forma de música espalhou-se rapidamente em direção ao Ocidente.

695

Há evidências da forma inicial de contraponto - o desenvolvimento de ‘Organum’.

711 AD (CE)

O oud foi provavelmente introduzido na Europa Ocidental pelos mouros - árabes que estabeleceram o califado omíada de Al-Andalus na Península Ibérica. Instrumentos semelhantes ao Oud, como o Pandoura grego antigo e o Pandura romano, provavelmente chegaram à Península Ibérica muito antes do oud, mas foram as casas reais de Al-Andalus que cultivaram o nível de execução do oud e aumentaram a popularidade do o instrumento. O tocador de oud mais famoso de Al-Andalus foi Zyriab. Ele estabeleceu o primeiro conservatório de música na Espanha e acrescentou um quinto curso ao instrumento. A versão europeia do oud veio a ser conhecida como alaúde (luth em francês, laute em alemão, liuto em italiano, luit em holandês e alaud em espanhol). A palavra “luthier”, que significa fabricante de instrumentos de corda, também é derivada do francês luth. Ao contrário do oud, o alaúde europeu introduziu trastes (geralmente intestino amarrado).

A construção do oud é semelhante à do alaúde. A parte de trás do instrumento é feita de paus de madeira finos, colados nas bordas. O instrumento geralmente tem um número ímpar de pautas - uma pauta central em vez de uma costura central. Peças de acabamento contrastantes são freqüentemente usadas entre aduelas. Os padrões e as espécies de madeira geralmente variam entre os luthiers. O topo é geralmente feito de duas peças de abeto que combinam com um livro. Cintas transversais de abeto são coladas na parte inferior da parte superior. Os pescoços eram geralmente feitos de uma única peça de madeira e folheados em um padrão listrado semelhante ao das costas. A cabeça do pino encontra o pescoço em um ângulo severo.

850

A estrutura vocal dos cantos gregorianos usados ​​nos serviços da Igreja Católica Romana começou a evoluir de cantos simples para intervalos paralelos - o desenvolvimento da polifonia e, eventualmente, da harmonia.


1000 - 1100

Os séculos 11 e 12 viram o surgimento do Troubadour e do Trouvére - uma tradição em desenvolvimento de música secular sobre cavalheirismo e amor cortês. Um dos trovadores mais conhecidos do período foi Guillaume d'Aquitaine.

1150 - 1250

A notação musical rítmica surgiu nessa época e o centro da atividade musical na Europa foi encontrado na escola de polifonia de Notre Dame.

Uma variedade de música durante este período foi ‘Geisslerlieder’, as canções dos flagelantes. Era uma música "folk" simples praticada por crentes na automortificação - eles se chicoteavam para demonstrar humildade e dignidade.

1100 - 1300

Na Alemanha, a letra e a composição na tradição dos trovadores da França se estabeleceram e se tornaram conhecidas como "Minnesang". Os tópicos ainda eram o amor cortês e os prazeres seculares. Aqueles que fizeram nomes para si mesmos incluem Hartmann von Aue, Henric van Veldeke e Wolfram von Eschenbach.

1265

A primeira menção de um violão em registros históricos.

1349

Existem registros do Duque da Normandia empregando músicos tocando instrumentos conhecidos como Guiterre Morische (guitarra mourisca) e Guitarra Latina (guitarra latina). O Guiterre Morische evoluiu para o alaúde europeu e o oud árabe moderno. A Guitarra Latina, no entanto, eventualmente evoluiu para o violão.

1400-1600 Período de Renascença

O gittern (inglês para guitarra renascentista) se assemelha a um pequeno alaúde ou violão. Foi esculpido em uma única peça de madeira com uma ponta curva (em forma de foice). Um exemplo sobreviveu por volta de 1450.

A crescente confiança no intervalo da terça como uma consonância é uma das características mais pronunciadas da música artística européia do início do Renascimento (na Idade Média, as terceiras eram consideradas dissonâncias: ver intervalo). A polifonia, em uso desde o século 12, tornou-se cada vez mais elaborada com vozes altamente independentes ao longo do século 14. O início do século 15 mostrou uma simplificação, com as vozes muitas vezes buscando suavidade. Isso foi possível devido a um grande aumento do alcance vocal na música - na Idade Média, o estreito alcance tornava necessário o cruzamento frequente das partes, exigindo, assim, um maior contraste entre elas. Os instrumentos de corda ganharam cordas para estender seu alcance utilizável.

As características modais (em oposição às tonais) da música renascentista começaram a se desfazer no final do período com o uso crescente de movimentos de raízes de quintas. Posteriormente, isso se tornou uma das características definidoras da tonalidade.

O movimento humanista italiano, redescobrindo e reinterpretando a estética da Grécia e Roma antigas, influenciou o desenvolvimento do estilo musical durante o período.

Acredita-se que as primeiras guitarras tenham se originado no século XV na Espanha. Estes tinham quatro "cursos" de cordas ou conjuntos de duas cordas afinados na mesma nota para dar ressonância ao violão. No entanto, o alaúde foi sempre preferido pelo público em relação à guitarra até o final do século XV.

1487

Johannes Tinctoris descreveu duas formas do instrumento - uma “inventada pelos espanhóis que tanto eles quanto os italianos chamam de viola ... Esta viola difere do alaúde porque o alaúde é muito maior e em forma de tartaruga, enquanto a viola é plana e curva para dentro em cada lado." ‘Viola’ ou ‘vihuela’ em espanhol, não se refere à viola moderna, mas a uma guitarra antiga. O outro instrumento descrito por Tinctoris é “o instrumento inventado pelos catalães, que alguns chamam de guiterra e outros de ghiterne ... a guiterra é usada mais raramente devido à finura de seu som. Quando o ouvi em Calaonia, era muito mais usado por mulheres para acompanhar canções de amor do que por homens. ” Na Itália eram conhecidos por outros nomes: a ‘viola da mano’ com seis cursos de cordas e a ‘chitarra’ com 4 cursos de cordas (ou ‘guitarra’ em Espanha).

Anos 1500

Faxardo escreveu que a guitarra “não agüenta os dedos, mas deve ser tocada com uma pena fina para que exerça a sua harmonia”. Os documentos do dia referem-se à Vihuela de Mano (tocada com os dedos) e à vihuela de penile (tocada com pena).

Tobias Stimmer (1539-84) afirmou: “Pode-se dizer pela aparência que serviu de introdução ao alaúde para acompanhar canções antigas, para recitar contos antigos e muitas outras coisas boas. Devemos preservar a tradição de nossos mais velhos. ”

Década de 1520

A Vihuela de Mano (exemplos podem ser encontrados ocasionalmente hoje) foi a maior guitarra até hoje. Ele usava cordas de tripa em seis cursos e era tocado com uma palheta, ao contrário das outras formas iniciais de violão, que eram curvadas.

1535

A música mais antiga para a vihuela que sobreviveu, consistindo em danças cortesãs e acompanhamentos musicais. Sete manuscritos sobreviveram; escrito para as classes superiores. A música foi transcrita em forma de tablatura.

1538

Várias afinações foram gravadas por Juan Bermudo (1510-65), incluindo ADGBEA e GCFADG. Observe os quintos no primeiro.

1543

O livro De Revolutionibus Orbium Coelestium (Sobre as revoluções das esferas celestes) de Nicolaus Copernicus (2/1


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