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COMO USAR O CANVA: UM GUIA DE 6 ETAPAS PARA CRIAR CONTEÚDO VISUAL



1) Comece com uma estratégia de marketing de conteúdo.


Embora não pensemos que você precise passar por todo o processo de criação de gráficos de Gantt e calendários editoriais - embora eles possam mantê-lo organizado - é importante identificar seus objetivos de conteúdo e as plataformas que melhor se adequam a eles.

Para o evento de adoção de fim de semana do abrigo de animais, o objetivo principal é permitir que as pessoas – como seguidores de mídia social – saibam sobre o evento e façam com que queiram compartilhá-lo nas mídias sociais. Nesse caso, queremos criar uma postagem para compartilhar no Facebook, Twitter, Pinterest e Instagram e um visual que funcione como um pôster para imprimir e exibir localmente.


2) Navegue pela biblioteca de modelos para encontrar e criar o conteúdo certo.

O Canva tem uma coleção de templates profissionais específicos para uma grande variedade de conteúdo. A página de modelos é organizada em categorias -- tipos de conteúdo -- e subcategorias para temas ou tópicos. Por exemplo, você pode escolher entre modelos para pôsteres e/ou apresentações, com base na estratégia de marketing de conteúdo que você formulou na etapa anterior. Além disso, cada um já está otimizado nas dimensões certas para coisas como banners, cabeçalhos e fotos de capa para sites específicos como Facebook, Twitter ou LinkedIn.




Lembre-se de que esses modelos devem ser seu trampolim para começar a projetar. Para muitos profissionais criativos, de escritores a designers, começar com uma tela em branco pode ser um dos maiores desafios. Com esses modelos, você não precisa criar seu conteúdo do zero ou contratar um designer profissional apenas para criar seus gráficos do dia-a-dia.

Para o nosso exemplo de abrigo de animais, começaremos com este modelo gráfico de mídia social:


Nas próximas etapas, mostraremos como editar este modelo usando as ferramentas de design de arrastar e soltar do Canva.


3) Encontre os recursos visuais certos para sua postagem usando a biblioteca de fotos integrada do Canva.

O conteúdo visual tem 40 vezes mais chances de ser compartilhado nas mídias sociais do que outros tipos de conteúdo. E como queremos que nossa feira de adoção de animais de estimação tenha muito engajamento nas mídias sociais, como comentários e compartilhamentos, temos que incluir o tipo certo de visual em sua promoção. Usando a biblioteca de mídia integrada do Canva, procuraremos uma foto de um gatinho fofo para chamar a atenção das pessoas – e corações.

Para começar, digite uma ou duas palavras-chave na barra de pesquisa e escolha qualquer uma das fotos ou ilustrações - isso significa que não há mais pesquisas de imagens do Google. A extensa biblioteca de fotos hospeda uma grande variedade de assuntos e temas, como imagens abstratas, texturas, paisagens, pessoas e animais. Depois de encontrar a imagem perfeita, basta arrastá-la para o seu design e soltá-la onde precisa ir.


O Canva também permite que você carregue suas próprias imagens e as use em seu design, o que é perfeito para adicionar seu logotipo e outros recursos visuais de marca ao conteúdo. (Você notará que o texto mudou na imagem abaixo - chegaremos a isso em nossa próxima etapa.)

4) Casar imagem e texto através da tipografia.

Agora que temos uma imagem de gatinho fofo para chamar a atenção, precisamos dar ao nosso público alguns detalhes sobre a feira de adoção. E como já estamos trabalhando com um modelo, podemos apenas editar o texto do espaço reservado e adicionar os detalhes corretos.



O melhor conteúdo de mídia social é um casamento de imagens e texto – lembre-se da estatística que citamos anteriormente sobre a capacidade de compartilhamento de cópia que inclui a quantidade certa de imagens. No entanto, garantir que sua fonte complemente o restante do conteúdo visual pode ser complicado. Embora alguns profissionais tenham anos de experiência para ajudá-los a emparelhar fontes, o Canva oferece um atalho: a ferramenta de emparelhamento de fontes.

Primeiro, escolha sua fonte inicial. Em seguida, esta ferramenta útil mostra as melhores combinações de fontes para o tipo de letra escolhido, bem como exemplos reais da web.

5) Melhore sua imagem com um filtro.

Os filtros são uma ótima ferramenta para alterar facilmente o tom de uma imagem. Além disso, aplicar um filtro personalizado em suas várias postagens pode ajudar a criar um tema e unir sua campanha, aumentando a consistência e o reconhecimento.

Para adicionar um filtro, selecione sua imagem, clique no botão de filtro e escolha um dos 14 filtros personalizados disponíveis no Canva. Use o controle deslizante para controlar a intensidade do filtro. Também existem opções avançadas que permitem que você jogue com diferentes configurações, como brilho, contraste e saturação, ou adicione efeitos como uma vinheta.


6) Redimensione todo o seu design para caber em várias plataformas.

Terminamos de criar nosso visual. Isso foi rápido, certo? Agora, temos que postar compartilhá-lo em várias redes de mídia social e imprimir nosso pôster. Isso também significa que podemos ter que redimensionar para esses vários pontos de venda - mas em vez de voltar e reprojetar todo o visual de acordo com as dimensões exigidas por cada um, podemos usar a ferramenta Magic Resize do Canva.

A ferramenta Magic Resize está disponível para usuários do Canva for Work - um plano pago a partir de R$ 50 por mês. Mas se você estiver usando as ferramentas gratuitas, não tenha medo, pois incluímos algumas instruções alternativas de redimensionamento abaixo.

Dito isso, o Magic Resize é um recurso que economiza tempo e permite copiar e redimensionar um design em formatos para vários canais. Basta clicar em "Arquivo", navegar até "Magic Resize" e escolher os diferentes formatos que deseja usar para adaptar seu visual. Em seguida, clique no botão "redimensionar" e pronto.

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