Últimas notícias

O primeiro carro criado

 



Viagem de longa distância por Bertha Benz (1888)
Usando uma versão melhorada e sem o conhecimento de seu marido, a esposa de Benz, Bertha, e seus dois filhos Eugen (15) e Richard (14), embarcaram na primeira viagem de longa distância da história automotiva em um dia de agosto de 1888.

 A rota incluía alguns desvios e os levou de Mannheim para Pforzheim, seu lugar de nascimento. Com essa jornada de 180 quilômetros incluindo a ida e volta, Bertha Benz demonstrou a praticidade do veículo motorizado para todo o mundo. Sem sua ousadia - e de seus filhos - e os estímulos decisivos que daí resultaram, o subsequente crescimento da Benz & Cie. Em Mannheim para se tornar a maior fábrica de automóveis do mundo de sua época teria sido impensável.

Foi Carl Benz quem teve o sistema de direção de pivô duplo patenteado em 1893, resolvendo assim um dos problemas mais urgentes do automóvel. O primeiro Benz com este sistema de direção foi o Victoria de três cv (2,2 kW) em 1893, do qual foram construídos números ligeiramente maiores com carrocerias diferentes. O primeiro carro de produção do mundo com cerca de 1200 unidades construídas foi o Benz Velo de 1894, um carro compacto leve, durável e barato.

1897 viu o desenvolvimento do “bimotor” consistindo em duas unidades monocilíndricas horizontais em paralelo, no entanto, isso se revelou insatisfatório. Foi imediatamente seguido por um design melhor, o “contra motor” no qual os cilindros eram dispostos frente a frente. Este foi o nascimento do motor de pistão horizontalmente oposto. Sempre instalada na traseira pela Benz até 1900, esta unidade gerava até 16 cv (12 kW) em várias versões.



Sem comentários